Laser íntimo: tratamento inovador para atender a várias queixas do universo feminino

limpeza de pele

A preocupação com saúde, estética e beleza avança a cada dia e aumenta a oferta de procedimentos e tratamentos capazes de melhorar a autoestima dos pacientes. Destaque em importantes congressos e simpósios médicos recentes, o Laser íntimo é um procedimento que atende a diversas questões e reclamações das mulheres.

“O laser íntimo constitui uma inovadora técnica não invasiva de tratamento para diversas queixas femininas. Dentre elas: hipertrofia de pequenos lábios, ressecamento vaginal e perda da elasticidade – pelo efeito de privação hormonal decorrente da menopausa fisiológica ou induzida por procedimentos cirúrgicos- dor durante a relação sexual, prurido vaginal, infecções de repetição (Cândida e herpes genital, por exemplo), Incontinência urinária de esforço leve, desconforto ao urinar e infecção urinária recorrente cuja geratriz e a deficiência hormonal, relaxamento vaginal pós-parto, atrofia da mucosa vaginal acusada pela menopausa, uso de medicamentos como contraceptivos compostos apenas por progesterona ,medicação para tratamento de acne e de câncer de mama, além de quimioterápicos e da própria menopausa” , explica Dra Flavia Tarabini, ginecologista que atende nessa área na clínica Dr André Braz, RJ, mestre e doutoranda em ginecologia, obstetrícia e mastologia pela Universidade estadual de São Paulo e professora do departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Essas novidades também se aplicam às pacientes que tenham contraindicações às terapias hormonais pós menopausa que tenham queixas genitais.

“O procedimento é realizado no consultório com a paciente em posição ginecológica, sendo introduzida através do espéculo na cavidade vaginal uma ponteira pela qual são emitidos os pulsos do laser”, afirma a medica.

A duração da sessão é de aproximadamente 30 minutos e são indicadas três sessões com intervalo mensal. O tratamento é indolor, sem queimaduras, sem cortes e sem sangramento. Não necessita de nenhum tipo de preparo ou cuidados posteriores. “A paciente retoma suas atividades imediatamente ao seu término.

Cabe destacar que não deve ser realizada por gestantes e na presença de tumores ou infecções genitais(colo uterino, vagina, vulva)”, alerta Dra Flavia.

Para a realização do Laser íntimo é fundamental a avaliação ginecológica.

Fonte: Saúde Bem Explicada, Yoba, e Portal Rosa Choque