Lábios ressecados no verão? Veja cuidados especiais para a região

O protetor solar no rosto já é uma regra básica que você segue no dia a dia. Mas e os lábios, você lembra deles? Com a chegada da estação mais quente do ano, há cuidados específicos para proteger e evitar que a região fique danificada com os raios solares ou a desidratação.

“É importante destacar que a pele que reveste os lábios têm uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, e por isso sempre recomendemos certos tipos de cuidados”, afirma o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.

Portanto, ele explica que as principais causas que desidratam os lábios e desencadeiam fissuras e descamação no verão são:

  • desidratação da região
  • excesso de saliva nos lábios
  • tabagismo
  • calor
  • exposição aos raios ultravioletas

“A pele labial não possui glândulas sudoríparas e nem as sebáceas, e isso favorece a perda de água da região”, diz o dermatologista. Por essas razões é muito importante a utilização diária de filtros solares específicos para os lábios para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões precursoras do câncer de pele na boca.

Para lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, associado ao filtro solar, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento. É importante que a indicação do produto adequado seja feita por dermatologista, acordo com o tipo de pele.

À noite, dormir com um hidratante mais viscoso ou oleoso nos lábios resulta em um lábio macio e hidratado pela manhã.

Uma dica simples para quem tem os lábios já estão machucados: utilize mel para hidratar e para melhorar a cicatrização, alem de evitar infecções bacterianas no local e nas fissuras, pois o mel tem propriedades bactericidas.

Porém, em caso de lesões mais graves, o recomendado é procurar um especialista para avaliação.

Fonte: Boa Forma