Lábios de Angelina Jolie

A beleza da atriz Angelina Jolie é unanimidade: lindos olhos azuis em um rosto perfeito e um corpaço com curvas de tirar o fôlego. Mas cá entre nós, se você pudesse escolher um atributo da moça para se espelhar, qual seria? Nossa aposta: a boca carnuda. Milhares de seguidoras procuram clínicas estéticas em busca de retoques ou enchimento para a região para ficar igual à Jolie. Poderosa arma de sedução, lábios bem cuidados provocam desejo nos homens e inveja nas mulheres. A má notícia é que aqueles são só dela. A boa, anote aí: técnicas modernas conseguem melhorar – e muito – os seus.

Preenchimento

No entanto, os médicos advertem: nem toda mulher pode se transformar em uma atriz de Hollywood. ‘A Angelina é alta, tem um rosto largo, olhos grandes e sua boca é proporcional a esse perfil. Lábios carnudos não são adequados a qualquer pessoa. Para realçar o volume labial de forma natural e harmônica, é essencial respeitar as individualidades’, revela o também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com pós-graduação em Medicina Estética, Dr. André Braz.

Milagres da estética

Além do envelhecimento que ocorre com o passar dos anos, os lábios estão permanentemente expostos a fatores externos como o sol, o vento e a poluição. Com o tempo, a pele desta região perde hidratação, tornando-se mais ressacada e sem brilho. As rugas também começam a dar os primeiros sinais e o contorno e o volume tão bem definidos da juventude viram coisa do passado. A boa notícia é que já é possível amenizar cada um desses prejuízos.

Preenchimento labial com ácido Hialurônico

O ácido hialurônico está naturalmente presente no nosso organismo, mas se degrada com o tempo. O preenchimento com essa substância é indicado para conferir volume aos lábios, realçar o contorno da boca e diminuir as rugas. Quando injetado na mucosa labial, o ácido pode restaurar o volume perdido ou aumentá-lo, além de reparar as imperfeições.

Para redefinir o desenho dos lábios, a substância é aplicada apenas no contorno da boca. É possível utilizar o ácido para realçar o arco do cupido – aquela curva central no lábio superior – ou as linhas que vão da ponta deste arco até o nariz.

Quando a paciente apresenta rugas estáticas nesta região, ou seja, aquelas marcas chamadas de código de barras, visíveis mesmo com o rosto em repouso, o tratamento com o ácido hialurônico também pode ser indicado.

Alguns cuidados devem ser tomados antes de se submeter ao preenchimento labial. O lábio inferior é maior que o superior e, para alcançar resultados mais naturais, é importante manter essa proporção. Outra preocupação é em relação à substância a ser injetada. ‘Por mais tentador que seja um efeito durável, fuja dos tratamentos permanentes, como o famoso PMMA. Esta técnica usa o polimetilmetacrilato e é mais comumente associada a efeitos adversos definitivos’, aconselha Dr. Otávio Macedo. O ácido hialurônico, além de ser a substância mais segura, permite que os resultados sejam aperfeiçoados a cada nova aplicação.

Toxina botulínica tipo A

A toxina não tem a capacidade de conferir volume aos lábios, mas pode ser utilizada no tratamento contra as rugas do tipo código de barras. O diferencial desse tratamento é ser mais indicado para atenuar as rugas dinâmicas, aquelas que ficam visíveis quando movimentamos a região.

Laser

As manchas também podem aparecer nos lábios, principalmente nos fumantes e em quem se expõe muito ao sol. Para amenizá-las, os especialistas indicam o tratamento com laser que, além de quebrar o pigmento das nódoas, estimula a produção de colágeno e atenua as rugas mais superficiais. O inverno é a melhor época para a realização deste tratamento.

Cuidados diários

Mesmo quem não tem condições de recorrer a tratamentos estéticos pode cuidar dos lábios com produtos simples. O Dr. Otávio Macedo recomenda a utilização diária de um protetor solar para a região, associado a lápis labiais, preferencialmente à base de manteiga de Karité, Dex-pantenol e vitaminas A e E.

É importante estar atenta ao uso frequente do batom. ‘Se a mulher tiver sensibilidade a algum componente do produto pode desenvolver uma dermatite. O ideal é utilizar sempre um hidratante labial antes da aplicação do batom. No dia a dia, é melhor que este seja de cor clara ou do tipo gloss’, sugere o Dr. André Braz.

Boca loca

Fique atenta às dicas que preparamos para você disfarçar rugas e imperfeições. Quem sabe você não acaba ganhando um beijo roubado?

Lábios mais finos: Na contramão da moda à la Angelina Jolie, há mulheres que gostariam de afinar os lábios. Para um resultado significativo, a indicação é cirúrgica. Mas há meios de disfarçar uma boca mais carnuda apenas com maquiagem. ‘Uma dica é usar uma base um tom mais claro que o da pele ao redor e no contorno dos lábios. A boca vai parecer menor se você aplicar também um batom mais claro ou cor de boca’, afirma o Dr. André Braz.

Lábios mais grossos: Existe no mercado produtos em creme ou bastão que prometem aumentar o volume dos lábios, como os lip plump/plumper ou lip gloss. Vale a pena experimentá-los desde que se tenha consciência de que é uma medida tópica e que não apresenta resultados consideráveis.

Massagem facial: As massagens faciais, além de melhorarem a circulação linfática na região, suavizam as rugas e tonificam os músculos. A musculatura labial, aquela que nos permite fazer o charmoso biquinho, deixa os lábios ainda mais femininos.

A esteticista Roseli Siqueira, autora do recém-lançado livro Beleza Natural, dá a dica de uma massagem para rejuvenescer e fortalecer o músculo labial: ‘Comece pressionando os cantos da boca para aliviar a tensão e distensionar a musculatura. Depois, dê pequenos beliscões, partindo dos cantos em direção ao biquinho. Para completar, aplique um óleo de amêndoas e friccione os lábios um contra o outro. Solte-os com a expressão de um beijo’.

Para quem está começando com a massagem agora, a esteticista aconselha fazê-la todos os dias e, com o tempo, espaçar a prática. Quanto antes você começar a técnica, melhor para o tônus muscular.

Fonte: Vix