Cuidados especiais com os lábios

Pele fina pode ressacar e exige hidratação, indica dermatologista

Lábios bonitos, mesmo sem batom, são uma das primeiras coisas a chamar atenção no rosto. No verão e no inverno, a pele fina dos lábios exige cuidados especiais, pois são muito sensíveis. Com a chegada da estação mais quente do ano, dermatologista alerta sobre a necessidade de hidratação específica.

“ É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, e isso faz com que sempre recomendemos cuidados específicos.

E mais: a pele labial nao possui glândulas sudoríparas nem sebáceas, fatores que propiciam baixa proteção à perda de água. As causas mais comuns de ressecamento que desencadeia fissuras e descamação no verão são : a desidratação, excesso de saliva nos lábios, o tabagismo, o calor e a maior exposição aos raios ultravioletas mais intensos no verão”, explica o dermatologista André Braz.

A radiação solar sem proteção adequada nos lábios pode sim causar ressecamento. “A exposição sem proteção adequada causa danos às camadas superficiais dos lábios. Além disso, podem surgir lesões de pele na região dos lábios”, afirma o médico.

Por essas razões é muito importante a utilização diária de fotoprotetores labiais(filtro solar específico) diariamente para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões precursoras do câncer de pele na boca.  “Além disso, é importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, associado ao filtro solar, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento. É importante que a indicação do produto adequado seja feita por dermatologista”, destaca.

“ À noite, recomendo dormir com um hidratante mais viscoso ou oleoso nos lábios, para acordar com os lábios mais macios e hidratados.Uma dica simples para quem tem os lábios já estão machucados/ressecados:  pode ser utilizado mel, para hidratar e para melhorar a cicatrização, alem de evitar infecções bacterianas no local fragilizado e nas fissuras, pois o mel tem propriedades bactericidas”, alerta o dermatolgista.

O especialista recomenda ainda uma consulta com dermatologista para avaliação personalizada e precisa em caso de lesões.

Sobre o especialista

Doutor André Braz: Dermatologista, criador da técnica de preenchimento facial com microcânulas. É referência nacional e internacional no assunto. É membro das renomadas Sociedades Americanas de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica). Palestrante internacional e professor de pós-graduação, André dirige a Clínica Dermatológica Dr. André Braz, em Ipanema, no Rio de Janeiro. É professor de Cosmiatria do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do RJ e também coordenador científico e professor do curso de anatomia aplicada para o uso da toxina botulínica e ácido hialurônico na face nos Estados Unidos – Dr. André Braz Miami-Anatomy Course by Medsystem.

André Braz preside simpósios e ministrado palestras e workshops no Brasil e no exterior sobre os procedimentos de cirurgia dermatológica, técnicas de preenchimento facial (sua especialidade), aplicação de toxina botulínica com indicações cosméticas e terapêuticas e uso dos Lasers, inclusive nas reuniões da Sociedade Brasileira de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica.

Fonte: Portal Rosa Choque